O marketing digital é qualquer estratégia de marketing que usa dispositivos eletrônicos ou ferramentas digitais para promover um produto ou serviço e medir a eficácia da estratégia.
As campanhas de marketing geralmente são lançadas usando um computador, celular, tablet ou outro dispositivo. Eles podem assumir várias formas, incluindo vídeos on-line, anúncios gráficos ou postagens de mídia social.
Os especialistas em marketing costumam comparar o marketing digital com as formas tradicionais de marketing, como anúncios em revistas, outdoors e mala direta.
Embora o marketing tradicional e o digital sejam altamente eficazes, o marketing digital é único, pois pode oferecer um ROI mais alto e maior alcance de mercado com menos recursos e menos esforço.
Abaixo, discutimos tipos comuns de marketing digital e como eles podem beneficiar sua empresa agora.
Quais São Os Benefícios Do Marketing Digital?
- Resultados econômicos e mensuráveis
O marketing digital dá acesso a inúmeras ferramentas que podem acompanhar e analisar o desempenho da sua campanha.
Quando você tem dados concretos que podem ser obtidos em tempo real, você pode alocar seus dólares de mercado de acordo.
Você também pode ajustar sua estratégia de marketing à medida que avança, em vez de descartá-la e começar de novo ou descobrir que sua estratégia não funcionou após o fato.
Essa abordagem pode economizar milhares de dólares, proporcionando um ROI mais alto a longo prazo.
- Opções ilimitadas de segmentação de clientes/clientes
E se o seu produto estiver na fase beta e você estiver realizando testes de mercado? Qual é a maneira mais rápida de obter resultados sobre como as pessoas respondem à sua marca ou à sua campanha mais recente?
O marketing digital oferece opções ilimitadas para segmentar os clientes certos no momento certo.
Você pode desenvolver e refinar estratégias como retargeting, listas de público-alvo, pesquisas, avaliações, backlinks, páginas de destino, Google Analytics e outras para determinar se você está atingindo a marca e o desempenho de sua campanha.
- Alcance do cliente em qualquer lugar na jornada de compra
Se o marketing digital não deu origem ao mapeamento da jornada do cliente, tornou-o mais tangível e definível.
Agora você pode identificar os pontos de contato da sua marca, escolher a persona do cliente, entender as metas de seus clientes, mapear suas interações e atualizar o mapa da jornada do cliente instantaneamente, conforme necessário.
- Personalização infinita no local
Um dos principais benefícios da personalização é que ela reduz o número de erros cometidos no front-end da sua campanha de marketing.
Se você tiver mais opções, provavelmente tomará decisões mais informadas sobre o lançamento de sua estratégia.
O marketing digital oferece personalização infinita em todas as etapas de sua campanha, do início ao fim, e depois.
- Mais interação com seus clientes
Pense em todas as maneiras pelas quais o marketing digital pode colocar você em contato com seus clientes: e-mail, mensagens instantâneas, conteúdo do site, vídeos, imagens, postagens nas redes sociais, SMS, widgets e banners.
As ferramentas digitais oferecem mais oportunidades para interagir com seu público e fidelizar o cliente. Também ajuda você a alcançar pessoas diferentes em diferentes segmentos do seu mercado.
Enquanto algumas pessoas ainda verificam apenas seus e-mails, outras usam os aplicativos mais recentes para ver anúncios ou banners.
- Maior credibilidade da marca
Com o marketing digital, sua empresa pode estabelecer a credibilidade da marca em um mercado maior.
Você pode fornecer conselhos valiosos por meio de blogs ou colunas de opinião, apoiar-se em influenciadores para promover sua marca, trocar guest posts com outras empresas, criar estudos de caso e converter o envolvimento do consumidor em conteúdo.
O melhor de tudo é que você pode deixar sua marca sem gastar muito tempo, energia, dinheiro ou recursos.