O crédito ocupa um papel de destaque na economia capitalista, pois ao investir permite a transformação daquilo que se almeja em uma realidade objetiva.
Com carta de crédito é possível investir no negócio rural, adquirir equipamentos, insumos agrícolas, para aumentar a produção de bens e serviços.
O setor agrícola funciona como multiplicador do desenvolvimento de outros setores da economia. O aumento da produção fornece alimentos e matérias-primas para a agroindústria.
Por meio do setor agrícola, o mercado interno é ampliado. O agronegócio é fornecedor de bens e serviços finais do setor industrial e deste para os consumidores.
A produção agropecuária no Brasil é representada por produtos de origem rural. Os produtos de destaque são: soja, milho, carne (bovina, suína e de frango), café e o farelo de soja.
O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2020, apontou que a safra nacional de grãos bateu um novo recorde, chegando a 247 milhões de toneladas, um aumento de 2,3% comparado com a safra de 2019.
Nos últimos anos, o agronegócio é responsável por 1/5 do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, a soma de todas as riquezas produzidas no país. A elevação dos índices ocorreu por causa das exportações, consumo do mercado interno de alimentos como as hortaliças, os grãos, o algodão, o leite, carne, etc.
Por meio da agricultura e da pecuária é obtido todo alimento que é consumido pela sociedade. Suprir as necessidades das famílias, como alimentação e vestuário é o propósito do agronegócio. O agronegócio conta com o trabalho árduo dos produtores rurais que exercem suas funções ao plantar e colher os alimentos.
Porém, muitos produtores rurais para produzirem necessitam de dinheiro, pois não basta somente plantar, é preciso cuidar do solo para que haja produtividade e também cuidados caso o clima não seja favorável, nessa situação o produtor pode recorrer ao credito rural.
O credito rural é o principal instrumento da política agrícola brasileira, pois o governo incentiva os produtores, onde através do credito possam fazer financiamentos que custeiem toda a safra.
O financiamento dos custos com a produção agropecuária beneficia tanto o produtor quanto o governo. A produção agropecuária pode ser amparada com carta de crédito mais justa que coopere para o desenvolvimento do setor na economia.
Esses incentivos proporcionaram o crescimento da produção agrícola no Brasil. O crédito possibilita o investimento em inovações e novas tecnologias para elevar a produtividade. Pois em média boa parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros são advindos da agricultura familiar.
O agronegócio exerce um papel de extrema importância para sociedade, além de gerar lucro para as empresas, fornece alimento e renda para famílias de todo o Brasil.
O credito rural é a porta de entrada nesse segmento da economia, onde através da linha de financiamento o produtor qualifica seu trabalho e seus produtos e por consequência expande a produção com competitividade no mercado.
1 Trackback or Pingback