A importância do credito rural no agronegócio

O crédito ocupa um papel de destaque na economia capitalista, pois ao investir permite a transformação daquilo que se almeja em uma realidade objetiva.

Com carta de crédito é possível investir no negócio rural, adquirir equipamentos, insumos agrícolas, para aumentar a produção de bens e serviços.

O setor agrícola funciona como multiplicador do desenvolvimento de outros setores da economia. O aumento da produção fornece alimentos e matérias-primas para a agroindústria.

Por meio do setor agrícola, o mercado interno é ampliado.  O agronegócio é fornecedor de bens e serviços finais do setor industrial e deste para os consumidores.

A produção agropecuária no Brasil é representada por produtos de origem rural. Os produtos de destaque são:  soja,  milho,  carne (bovina, suína e de frango), café e o farelo de soja.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2020, apontou que a safra nacional de grãos bateu um novo recorde, chegando a 247 milhões de toneladas, um aumento de 2,3% comparado com a safra de 2019.

Nos últimos anos, o agronegócio é responsável por 1/5 do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil, a soma de todas as riquezas produzidas no país. A elevação dos índices ocorreu por causa das exportações, consumo do mercado interno de alimentos como as hortaliças, os grãos, o algodão, o leite, carne, etc.

Por meio da agricultura e da pecuária  é obtido todo alimento que é consumido pela sociedade.  Suprir as necessidades das famílias, como alimentação e vestuário é o propósito do agronegócio. O agronegócio conta com o trabalho árduo dos produtores rurais que exercem suas funções ao plantar e colher os alimentos.

Porém, muitos produtores rurais para produzirem necessitam de dinheiro, pois não basta somente plantar, é preciso cuidar do solo para que haja produtividade e também cuidados caso o clima não seja favorável, nessa situação o produtor pode recorrer ao credito rural.

O credito rural é o principal instrumento da política agrícola brasileira, pois o governo incentiva os produtores, onde através do credito possam fazer financiamentos que custeiem toda a safra.

O financiamento dos custos com a produção agropecuária beneficia tanto o produtor quanto o governo.  A produção agropecuária pode ser amparada com  carta de crédito mais justa que coopere para o desenvolvimento do setor na economia.

Esses incentivos proporcionaram o crescimento da produção agrícola no Brasil. O crédito possibilita o investimento em inovações e novas tecnologias para elevar a produtividade.  Pois em média boa parte dos alimentos consumidos pelos brasileiros são advindos da agricultura familiar.

O agronegócio exerce um papel de extrema importância para sociedade, além de gerar lucro para as empresas, fornece alimento e renda para famílias de todo o Brasil.

O credito rural é a porta de entrada nesse segmento da economia, onde através da linha de financiamento o produtor  qualifica seu trabalho e seus produtos e por consequência expande a produção com competitividade no mercado.

One thought on “A importância do credito rural no agronegócio”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.