Alugar um imóvel por conta, vale a pena?

Muitas vezes, mudar-se é necessário, seja para atender a uma proposta de trabalho ou por querer mudar o padrão e a qualidade de vida. E é neste momento que decisões precipitadas podem gerar problemas duradouros, principalmente pra quem ainda acredita que a melhor forma de garantir preços baixos é alugar direto com o proprietário.

 

Essa é uma prática comum e que pode oferecer inúmeros riscos. Partindo disso, listamos algumas situações possíveis que podem ocorrer ao locar um imóvel de outra forma que não por meio de uma imobiliária. Veja a seguir:

Segurança

Contratos abusivos e situações desagradáveis durante a visita ao imóvel são alguns do problemas relatados por quem já buscou alugar direto com o proprietário. A falta de segurança por não ter um intermediário experiente é preocupante, mas nem sempre passa pela cabeça de quem não está acostumado a alugar.

Precificação

Não é de hoje que a relação entre preço e qualidade estão diretamente associadas. No âmbito imobiliário, isso não pode ser deixado de lado. Mas o que acontece na realidade, muitas vezes, é o proprietário agregar um valor sentimental ao empreendimento e repassar isso para o interessado. Assim, o futuro inquilino que não tem a assessoria de um profissional da área acaba pagando mais.

 

Segundo João Guilherme, corretor de uma imobiliária em Curitiba, “Há diversos casos em que os valores estão muito acima do avaliado. E quando pesquisamos um pouco mais, percebemos que o cliente está informando um valor mais sentimental do que o real. E aí que entra a importância do corretor em orientar e precificar de forma justa”. 

Suporte jurídico

Para o cliente que busca um imóvel sozinho, a probabilidade de acabar sujeito a diversas condições, prazos e imposições que não seguem o precedente da Lei do Inquilinato é grande. Ter uma imobiliária atuando em conjunto é garantir direitos, além de uma assessoria constante durante toda a permanência no imóvel.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *