Você ama seu cão e fará tudo para se certificar de que ele se sinta confortável em sua casa.
Consequentemente, você pode estar se perguntando o que pode fazer quando eles parecem impacientes na hora de dormir ou quando parecem ter muita energia sobrando e você quer descansar a noite.
Pode ser frustrante fazer seu cão dormir à noite quando a ansiedade está fazendo com que ele ofegue à noite, fique inquieto ou se ele apenas quiser brincar na hora de dormir.
Aqui estão algumas dicas confiáveis que preparamos para você, que poderão ser usadas quando quiser acalmar um filhote de cachorro inquieto.
Tem Um Cachorro Com Ansiedade? Veja Como Manter Seu Cão Calmo:
Der a deles um espaço aconchegante para dormir
Se o seu amigo de quatro patas não tiver um espaço consistente e confortável para dormir, ele pode ter dificuldade em encontrar a vontade de ir para a cama quando ele ainda está com vontade de brincar com você.
Semelhante aos humanos, os animais devem ter um espaço designado para onde possam se retirar quando for a hora de dormir que seja confortável e seguro, pense em um santuário para filhotes.
Dê-Lhes Uma Massagem Suave
Os amiguinhos peludos adoram ser acariciados por seus donos, felizmente, existem certos movimentos que você pode fazer com as mãos ao acariciar seu cão antes de dormir.
De forma que promovem uma sensação calmante de relaxamento, isso pode ser especialmente útil ao tentar fazer um filhote dormir durante a noite.
Se o seu cão sentir ansiedade à noite, dar-lhe carícias suaves e lentas na lateral do rosto o ajudará a se sentir relaxado e permitirá que vocês dois tenham um momento especial de união antes de dormir.
Você também pode tentar movimentos circulares suaves em torno de suas bochechas, que é outro método eficaz para relaxamento canino.
Você será capaz de perceber de qual deles seu cão mais gosta pela linguagem corporal e pela velocidade com que ele abana o rabo.
Ao começar a acalmar seu cão, você notará que ele começa a relaxar visivelmente.
Se você estiver tentando cobrir todo o comprimento do corpo do seu filhote ao acariciá-lo, comece pelo pescoço e, lentamente, vá descendo pela espinha.
Mantenha esse movimento suave até começar a notar pequenas mudanças em seu comportamento e / ou atitude, os movimentos suaves podem ajudar a acalmar um cão ansioso.
Seu cão também pode desfrutar de uma boa massagem nos ouvidos, tanto as orelhas flexíveis quanto as pontudas contêm uma quantidade significativa de terminações nervosas e liberam endorfinas que proporcionam uma onda de relaxamento ao seu cão.
Você pode começar na base da orelha e, com movimentos circulares, trabalhar para fora em direção à ponta da orelha.
Novamente, você será capaz de perceber se é esse o movimento que seu amiguinho fica mais calmo na hora de dormir.
Isso também lhe dá a chance de examinar as orelhas do seu cão em busca de qualquer sinal de problema.
Relaxe-Os Com Sons Ou Cheiros Adequados Para Cachorros
Muitas pessoas relaxam com sons na hora de dormir, um exemplo disso é o som das ondas combinado com o cheiro da areia e do ar salgado é o suficiente para nos deixar relaxado e com alívio.
Quando se trata de cães, cujo olfato é 40 vezes maior e podem ouvir quatro vezes mais longe do que nós, meros humanos, eles também são suscetíveis a cheiros e sons relaxantes.
Serviços de streaming de música como o Spotify e o YouTube oferecem músicas para cães e listas de reprodução para filhotes que foram produzidas especificamente para fazer seu cão se sentir mais calmo.
Razões Para Inquietação Canina
Não existe uma causa básica para os cães se sentirem inquietos e, em última análise, depende da personalidade e das experiências de seu cão.
Abaixo estão alguns motivos comuns pelos quais os caninos costumam agir impacientes e sem dormir.
Ansiedade Animal
A ansiedade ou o estresse podem ser uma força poderosa que impede qualquer pessoa de adormecer, e isso também se aplica aos nossos animais.
Se você notar que seu cão está lutando para ficar confortável e constantemente andando, ofegando ou andando em círculos, esses são sinais de que ele está lidando com a ansiedade.
Mudanças dramáticas como a perda de outro animal de estimação de longa data, uma grande mudança para um novo lar ou mudanças na saúde podem provocar ansiedade em seu animal.
Atividade Física Suficiente
Este é um grande problema, se você não está dando a seu cão pelo menos meia hora de exercício por dia, há uma boa chance de que a energia acumulada seja a culpada de sua inquietação.
Certifique-se de levar seu cão para caminhadas diárias ao redor do quarteirão, ou praticar algum tipo de atividade física, especialmente se você for pai de um cão grande como um labrador ou doberman, que precisa de ainda mais exercícios para se manter saudável.
Os brinquedos interativos para pets, também são uma ótima opção para seu amigo se exercitar e gastas suas energias.
Idade do Pet
Seu cão experimenta grandes mudanças em sua saúde geral à medida que envelhece e, assim como muitos idosos em sua vida, eles percebem um declínio na qualidade de sua visão e audição.
Como resultado, seus padrões regulares de sono podem não ser os mesmos a que você está acostumado.
Infelizmente, não há muito que você possa fazer por seu cão, exceto amá-lo e certificar-se de que seu ambiente de sono seja o mais confortável possível.
Alimentação
A hora do dia em que você alimenta seu cão e a qualidade da comida que ele consome também podem causar inquietação.
Você não alimentaria uma criança com um monte de balas açucaradas antes de dormir e esperaria que ela fosse dormir, o mesmo se aplica ao seu cão.
Alimente seu cão pelo menos três horas antes de dormir e leve-o para fora para fazer suas necessidades antes de dormir.
Certifique-se de usar uma ração qualidade totalmente natural em vez de ração cheia de açúcar, que pode conter entre 28 e 45 por cento de carboidratos solúveis, criando picos de açúcar no sangue e outros efeitos adversos.
Saiba mais sobre ansiedade canina, clique aqui.