Como conseguir uma vaga de estágio em Veterinária?

Como conseguir uma vaga de estágio em Veterinária?

Se você está cursando Medicina Veterinária e já pensou a respeito do mercado de trabalho, saiba que esta graduação abre um grande leque de possibilidades em diversas áreas de atuação.

Já foi tempo que grande parte da população imaginava o veterinário trabalhando em cuidados com apenas pequenos animais, na verdade o médico veterinário pode exercer diversos cargos, inclusive em órgãos públicos na área de fiscalização.

Principais áreas para quem busca um estágio em Veterinária

As possibilidades para encontrar um estágio de Medicina Veterinária vão muito além dos grandes centros urbanos, já que os médicos veterinários atuam desde a indústria, agronegócio, em clínicas e hospitais veterinários, pet shops, laboratórios e centros de pesquisa.

Fora dos grandes centros um bom mercado de trabalho se encontra na área de Produção e Sanidade animal, onde normalmente o trabalho é realizado nas fazendas, onde o veterinário é responsável por tratar e prevenir as doenças em grupos de animais, como o gado e avicultura, por exemplo.

Portanto, abaixo listamos as principais áreas de atuação para quem está buscando um estágio de Medicina Veterinária:

Clínica e cirurgia de animais de pequeno porte: Não poderia ser diferente, nos últimos anos com o crescimento do setor Pet, principalmente durante a pandemia do Covid, o número de clínicas veterinárias cresceu exponencialmente, atendendo inclusive todas as classes sociais. Novos seguimentos também foram criados, como o caso do plano de saúde para pet.

Setor de Indústrias de produtos para animais: O carro chefe deste setor está na produção de rações, e não apenas para cachorros e gatos, mas para animais de corte e elite, como o caso de equinos e bovinos.

Neste setor o médico veterinário atua diretamente com o desenvolvimento das rações e suplementos além de outros tipos de produtos voltados para os cuidados com os animais.

Saúde Pública: Neste setor, a atuação do médico veterinário se faz importante no combate e prevenção de zoonoses, onde é possível almejar um estágio veterinário nos centros municipais e estaduais, onde na maioria das cidades, por processo seletivo são disponibilizadas as vagas.

Setor de Esportes, Perícia Técnica: Não tão comum no Brasil, porém em algumas cidades onde possuem atividades relacionadas ao hipismo e corridas de cavalo, como o caso do Rio de Janeiro e São Paulo, é possível encontrar o médico veterinário atuando no cuidado dos animais e também do esporte, realizando teste antidoping.

Centros de Pesquisa: Aqui o Médico Veterinário alia o conhecimento acadêmico à pesquisa, onde o objetivo está em descobrir novas tecnologias em medicamentos e alimentos.

 

Quanto ganha um estagiário em Veterinária?

De acordo com dados de um dos maiores portais de vagas de empregos do país (vagas.com.br), o estagiário em Veterinária pode ser remunerado de R$ 700,00 a 1.800,00 reais por mês dependendo da sua experiência.

Vale ressaltar que o valor informado reflete a média nacional, não levando em consideração distinções entre Estados e cidades.

Onde encontrar vagas de estágio em Medicina Veterinária?

Se você está em busca de um estágio, faz muito sentido primeiramente buscar na própria faculdade. Em muitos casos as instituições de ensino contam com a central de carreiras, onde facilitam a vida dos alunos divulgando as vagas de estágio das empresas da região.

Se você já tentou isso e ainda não conseguiu sua vaga, uma boa alternativa é conversando com os professores que você possui mais afinidade, como normalmente possuem experiência na área podem sugerir boas opções e em alguns casos até mesmo indicar você para uma vaga de estágio veterinário.

Além destas estratégias mais tradicionais, você também pode buscar sua vaga de estágio utilizando algumas ferramentas como:

Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE)

O CIEE é uma instituição governamental com atendimento nacional, que tem como objetivo ligar os empregadores aos estudantes de todos os níveis educacionais.

 

Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube)

Desde 1998 o Nube se tornou um dos portais mais utilizados pelos estudantes brasileiros na hora de buscar um estágio. Para isso o estudante deve cadastrar seu currículo e filtrar as vagas nas regiões de interesse.

Estagiarios.com

Outra importante ferramenta para quem está buscando um estágio de Veterinária, assim como nos outros portais, você deverá cadastrar seu currículo e pesquisar as vagas disponíveis para se submeter.

 

Tenha um currículo para estágio de qualidade

Uma coisa importante a se considerar está na qualidade do seu currículo, já que a maioria das ferramentas digitais para encontrar um estágio utilizam do currículo para apresentar você para as empresas contratantes.

Então antes mesmo de buscar o estágio, dedique-se a elaborar um currículo de qualidade, bem escrito de preferência personalizado para a vaga em que você está cadastrando-o. Com um currículo para estágio feito com qualidade, suas chances aumentam para que rapidamente seja contratado!

Quais são os direitos do Estagiário em Veterinária?

Assim como ocorre em qualquer outro tipo de estágio, o Estagiário em Veterinária está garantido pela Lei do Estágio 11.788. Onde trata das relações entre Estagiário, instituição de ensino e empresa contratante.

Diferente de como ocorre com os contratos de trabalho regidos pela CLT, os estagiários são regidos por Lei particular ao tema, Lei Nº 11.788/08, onde especifica acerca dos direitos do estagiário:

  • Seguro Estágio: Este seguro é obrigatório para todo tipo de estágio, seja o estágio obrigatório ou não. De acordo com a Lei do Estagiário ele deve ter a cobertura mínima de morte acidental e invalidez permanente por acidente e vigência durante todo o período de estágio.

Apesar da legislação não determinar os valores mínimos para cada cobertura, normalmente em estágio veterinário são contratados valores entre 20 e 50 mil reais em cada uma das coberturas.

O custo de aquisição do seguro para estagiário é baixo, em média R$ 50,00 reais por ano.

Por conta disso, em muitos casos os próprios estagiários contratam o seguro, apresentam na instituição de ensino e na empresa contratante a apólice do seguro estágio, e então, são ressarcidos da despesa de contratação.

  • Carga horária Semanal: Podendo ser de 20 a 40 horas semanais. Sendo o mais comum de 30 horas semanais, (6 horas por dia). Para estagiários que cursam o ensino médio, técnico ou superior.

 

  • Forma de remuneração: Bolsa Estágio, com valor acordado entre as partes. A legislação não determina um piso mínimo para contratos de estágio.

 

  • Auxílio transporte (facultativo pelo contratante)

 

  • Auxílio Alimentação (facultativo pelo contratante)

 

  • Férias: Faz jus a um recesso de 30 dias a cada 12 meses trabalhados.

 

  • Aviso Prévio: Não faz jus

 

  • 1/3 de Férias: Não faz jus

 

  • FGTS: Não faz jus

 

  • Multa de 40% sobre o FGTS: Não faz jus

 

  • Contribuição Previdenciária: Não faz jus

 

  • Seguro Desemprego: Não faz jus

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *