Codornas são aves pequenas e uma ótima opção para a criação em casa, são mansas e produzem ovos, as fêmeas são excelentes poedeiras e quando são bem cuidadas fornecem ovos todos os dias.
Como escolher a codorna
A codorna mais comum de ser criada é a codorna japonesa. A codorna japonesa é pequena e tem plumagem rajada, as fêmeas possuem penas amareladas no peito. Codornas japonesa macho tem cor mais escura e um canto bonito, as codornas machos gostam de cantar quando estão perto das fêmeas.
Existem outras codornas que são criadas como animais de estimação, as codornas americana, chinesa, gigante, branca e a nordestina. As codornas devem ser adquiridas de fornecedores idôneos. Por exemplo a codorna nordestina é uma espécie da fauna brasileira, por ser um animal silvestre sua criação tem que ser autorizada pelo IBAMA.
A escolha da codorna depende do valor disposto a pagar por ela. Pois encontramos desde espécies comuns, codorna japonesa com valor médio de R$ 5, a R$ 500 pagos por codornas exóticas, codorna bob white.
Para criar a espécie de codornas ideal tem que avaliar o espaço e escolher a forma de criação, em gaiolas, ou em cercados. Se vai criar codornas para produzir ovos para consumo ou não deve ser considerado, pois influencia na quantidade de animais a serem criados.
A quantidade de gaiolas e custo com alimentação são importantes ao decidir a espécie da codorna e quantidade de codornas que deseja criar em casa. Recomenda-se para uma criação doméstica uma quantidade média de até 20 codornas. Para definir a quantidade de codornas considere também o aproveitamento dos ovos, custo para manutenção dos animais e o tempo disponível para cuidar das codornas.
Como alojar a codorna
Para criar codornas, precisa ter um espaço em casa para colocar as aves. As codornas são geralmente criadas em gaiolas porque elas voam. A gaiola deve ter comedouro e bebedouro.
As gaiolas vendidas para criar codornas possui espaço para no máximo dez codornas. Então, não coloque muitas codornas em pequeno espaço porque elas ficam estressadas e brigam umas com as outras.
As brigas das codornas são por bicadas que podem causar ferimentos, arrancam as penas e até mesmo pode surgir o canibalismo. O canibalismo ocorre quando as codornas começam a comer umas ás outras.
O local onde as codornas são criadas deve fornecer bem estar para as aves. Faz parte do bem estar das codornas o fornecimento de comida e água, uma temperatura adequada do ambiente. A temperatura onde as codornas são criadas não pode ser muito quente ou muito fria, as codornas se sentem bem em temperatura entre 18 e 25 graus célsius.
Quando a temperatura do ambiente onde as codornas ficam estiver muito quente use ventilador. Quando estiver frio frio, coloque a gaiola em lugar que não tenha vento, e se possível cubra a noite para garantir um lugar quentinho para as codornas.
Cuidado também com os demais animais de estimação da casa, por exemplo os gatos que podem comer as codornas, e até mesmo outras aves, como as galinhas que transmitem doenças para as codornas.
Como alimentar as codornas
As codornas comem ração, cerca de 45 gramas por dia, frutas e folhas verdes. As codornas gostam de beber água fresca e limpa. As frutas que você costuma comprar podem ser fornecidas para as codornas, por exemplo, banana, maçã, melancia, mamão, as folhas verdes podem ser ofertadas também, alface, couve, cebolinha, entre outros.
Lembrando que, frutas e verduras são uma suplementação, não necessariamente serão a fonte principal da dieta das codornas, pois elas precisam dos cereais também, onde a ração facilita o atendimento das necessidades nutricionais das codornas.
Atenção: ração, frutas e verduras, devem ser fornecidos de acordo com as recomendações de profissional capacitado em nutrição animal (zootecnista, veterinário, agrônomo), para não deixar a codorna acima do peso ou desnutrida.
O peso do corpo da codorna interfere no seu crescimento e maturidade, até mesmo na postura de ovos. Uma codorna japonesa por exemplo pesa cerca de 200gramas, e uma codorna de espécie gigante (codornão) pesa até 450gramas.
Além dos alimentos, faz parte do manejo e saúde das codornas manter os bebedouros limpos todos os dias, e até mesmo mais de uma vez por dia, ou seja, assim que perceber que tem restos de alimento na água do bebedouro. O comedouro é limpo sempre que necessário. Faça a limpeza diária das bandejas onde ficam as fezes das codornas, evitando assim cheiro desagradável no ambiente.
Como cuidar das codornas em postura
Por volta dos 45 dias de vida a codorna começa a botar ovos. Os ovos de codornas são pequenos e com casca pintada. As pintas nos ovos de codornas variam de marrom claro ao preto, pode surgir ovos brancos ou coloridos (verde, azul) dependendo da espécie.
Os ovos das codornas são um alimento saudável para as pessoas, contém proteína, vitaminas e minerais que auxiliam na nutrição, pode ser comido cozido, frito e até mesmo utilizado para fazer omelete, bolo, saladas.
Assim que as codornas botam os ovos devem ser colhidos, porque se deixar os ovos as codornas bicam e comem o ovo. Caso a codorna bote ovo sem casca, sem gema, com duas gemas, muito pequeno ou muito grande, é sinal de algum problema que a codorna está enfrentando.
Ovo de codorna sem a casca, quer dizer que a quantidade de cálcio e fósforo na alimentação não está em equilíbrio, geralmente faltando. Ovos muito pequenos ou grandes demais, ovo sem gema ou com duas gemas, pode ser influência da idade da codorna, quantidade e, ou qualidade da ração.
Codorna que bebe pouca água tem desequilíbrio nutricional e afeta principalmente a quantidade de água no ovo, por exemplo pouca clara. Além de comida e água em quantidade inadequada, o estresse das codornas também afeta a qualidade e quantidade dos ovos, codornas estressadas comem menos, bebem menos água, geralmente por causa da inquietação e estado de alerta constante, similar ao medo.
Codornas não gostam de barulhos externos, e também da troca de cuidador, elas costumam estranhar e podem diminuir a ingestão de comida e água afetando a produção de ovos.
Outras considerações
A codorna, além de ser uma opção interessante para criação em casa, tem um ovo com sabor exótico. O ovo de codorna conquista o paladar até das crianças. Ajuda na alimentação da família com baixo custo.
Criar codornas em casa é de grande valia, porque incentiva valores de cuidado, empatia, e amor para os responsáveis pelos seus cuidados, as crianças. Codornas são calmas, carinhosas e se apegam aos seus cuidadores de forma incondicional.
Codornas criadas corretamente conseguem viver até 5 anos.