Como cuidar de coelho de estimação

Animalzinho, fofinho, meigo e esperto, o coelho.

Ao escolher ter um coelhinho de estimação precisamos saber que exige cuidados importantes:

Cuidados com a convivência com outros animais

O coelho é um animal sociável e não se sente seguro com animais de outras espécies. Animais como por exemplo, cachorros e gatos, pois na sua essência o coelho é uma presa para lobos, e cães podem ser estimulados a caçar o coelho. A interação entre os cães e coelhos deve ser observada. Estimule o convívio pacífico entre o coelho e os demais animais da casa.  Se a convivência dos coelhos com outros animais do lar não for tranquila, mantenha sempre separados para não acontecer acidentes. Um cachorro  quando não aceita o coelho pode perseguir, matar e até mesmo comer o coelho.

Cuidados com a alimentação

Além da interação do coelho com os demais animais da casa, caso tenha. Precisa estar atento á sua alimentação e sempre fornecer água limpa e fresca a vontade. Existe nas casas agropecuárias rações para coelhos. Além da ração ele come também, folhagens (alface, couve, repolho, gramas).  Frutas, maça, banana, manga.  Raízes, cenoura, rabanete. Coelhos comem qualquer vegetal, então cuidado com as plantas de jardim, pois algumas são venenosas e seu coelho pode se intoxicar até mesmo morrer.

Cuidados com o local onde o coelho é criado

O coelho também fica doente. doenças como a sarna  prejudica a pele e pêlos do coelho, apesar de ser comum. A urina do coelho também pode causar problemas respiratórios. A urina do coelho é rica em uréia e quando evapora libera gases que prejudicam a saúde do coelho.  E tem cheiro forte que incomoda se não manter o ambiente bem limpo.  As fezes são bolinhas, e fáceis de retirar do ambiente.

Para uma boa higienização do local onde o coelho fica por mais tempo, pode ser utilizado serragem para absorver bem a urina e facilitar a limpeza. Os coelhos podem ser treinados a fazer suas necessidades, urinar e defecar, em um só local.

Cuidados com os dentes do coelho

Os coelhos são inteligentes e curiosos, tenha cuidado com objetos que eles podem morder.  Os dentes incisivos dos coelhos crescem o tempo todo. Sendo necessário o desgaste natural através de mordidas. Coelhos não roem, eles cortam as coisas e alimentos com seus dentes incisivos. Dê ao coelho alimentos duros, ração peletizada para ajudar no desgaste dos dentes. Se os dentes crescerem demais o coelho pode ter problemas com o maxilar;  porque  podem cortar a boca do animal.

Os dentes dos coelhos filhotes são de leite, e a troca por dentes permanentes acontece conforme o coelho cresce. Á medida que os 16 dentes de leite caem, crescem 26 dentes permanentes na boca do coelho. A dentição do coelho ajuda na alimentação. Sendo necessário fornecer uma dieta mais fibrosa e rica em nutrientes.

 Cuidados com a reprodução

Coelhos crescem e também se reproduzem. São prolíferos, tem muitos filhotes, a gestação é curta e merece atenção e muito cuidado.

O acasalamento dos coelhos é rápido, a gestação da coelha é curta (carca de 32 dias). Os coelhinhos nascidos devem ficar em local aquecido, pois nascem sem pêlo e com olhos fechado. São sensíveis as variações de temperatura e umidade.  Antes de terem o corpo coberto por pêlos, são frágeis, e morrem facilmente.  As coelhas dão de mamar várias vezes.

Os coelhinhos crescem muito rápido, com uma semana já tem pelos e abrem os olhos, saem do ninho pro volta dos 10 dias de vida. A mãe coelha, é dócil com os filhotes. Porém, fica brava com qualquer um que se aproxime. Pode até perseguir e morder, outros animais e pessoas pra defender os filhotes.

Como promover vida longa ao coelho

Ao criar um coelho, queremos passar muito tempo com este animalzinho fofo. Um coelho quando bem cuidado pode viver até 10 anos em nossa companhia. Porém devemos dar um ambiente, limpo, confortável e seguro. O coelho deve viver sem doenças, estresse, sem fome ou sede.

Coelhos são brincalhões e gostam também de um local de descanso tranquilo. é natural ele ter um cantinho predileto para ficar algum tempo escondido. Leve sempre que possível ao veterinário, forneça água e alimentos de qualidade. Adestre com brincadeiras e muito carinho. Curta e seja feliz com seu coelhinho.

One thought on “Como cuidar de coelho de estimação”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *