Como proporcionar o Bem viver aos animais?

Como proporcionar o Bem viver aos animais?

 

Ao se criar animais, seja para companhia, serviço ou produção de alimentos (carne, leite e ovos), devemos proporcionar durante a vida destes animais condições que garantam um bem viver. Animais merecem viver bem e felizes independentemente do tempo em que ficarão sob nossa responsabilidade.

O bem viver dos animais vai além dos cuidados, hoje em dia se tornou uma questão de ética e legalidade.  Faz parte da vida do animal viver momentos de conforto, medo, dor, alegria e até mesmo enfermidades. O fato de sermos animais racionais, nós humanos devemos pensar a respeito dos animais sob nossa tutela, pois eles também gostam e viver bem.

O viver bem para qualquer animal é o mesmo que viver sem fome ou sede, ter um abrigo pra se proteger do sol, chuva ou frio. Receber atenção e carinho também dá aos animais uma sensação de alegria que é recíproca.

A espécie de animais que você possui em sua companhia é um requisito para cuidados e vivência saudável. Por exemplo, ao termos um gato devemos saber que ele precisa de espaço, carinho, alimentação adequada e higiene, que garantam saúde e boa vivência com seu gatinho.

Se optamos por animais de fazenda, a responsabilidade não deixa de existir, pois apesar de uma vaca ter como principal propósito produzir leite, cabe a seu responsável oferecer um pasto de qualidade e água potável, sem deixar de lado suas necessidades de ordenha todos os dias, então ter uma vaca exige investimento de tempo e uma disciplina ímpar. Pois os cuidados prestados de acordo com a espécie do animal faz parte de um bem viver aos animais e satisfação (alegria) para o tutor.

Bem estar animal é a base do bem viver

Diante esta necessidade de fornecer uma vida digna aos animais, surgiu estudos em torno do bem estar.

O bem estar animal é permitir um estado físico e mental do animal tendo como referência  as condições em que ele vive e morre.

O animal que tem um  bem-estar deve estar saudável, confortável, alimentado, seguro, sem dor ou qualquer desconforto, sem medo ou angústia ;

Enfim o bem estar deve capacitar o animal a expressar comportamentos que indicam que ele está bem  físico e mentalmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *