Conheça os 8 fenômenos mais incríveis da natureza

Provavelmente você já deve ter conhecido alguns dos fenômenos naturais, seja de forma presencial ou em livros e vídeos, um dos mais famosos e desejados é o da aurora boreal, que ocorre em diversos países, como Estados Unidos e Islândia.

 

Os fenômenos naturais sempre intrigaram e atraíram as pessoas para contemplá-los. E atualmente, é possível até participar de turismo específico para a contemplação desses eventos.

 

Quer conhecer mais sobre os fenômenos da natureza? Então, confira neste post os 8 mais incríveis eventos naturais que você pode encontrar ao redor do mundo.

1. Eclipse solar

Um dos fenômenos da natureza mais lindos e incríveis é o eclipse solar que pode ser visualizado em diversos lugares do mundo, como na Groenlândia. Quando a lua encobre o sol, é possível ver um dos fenômenos da natureza mais admirados pelas pessoas. De repente, o dia vira noite, e a sensação é de encanto por todos que conseguem presenciar o evento de perto.

 

Se você quiser se programar para ver os próximos eclipses solares completos de perto, confira quando e onde esses fenômenos da natureza poderão ser vistos novamente:

  • Abril de 2023: Indonésia e Austrália
  • Abril de 2024: Estados Unidos e Canadá
  • Agosto de 2026: Sul da Europa e Groenlândia
  • Agosto de 2027: Norte da África e Oriente Médio

 

Ah, mas se você quiser um dos fenômenos da natureza mais perto, saiba que em 21 de agosto de 2045, o eclipse solar completo ocorrerá no Brasil.

2. Chuva de estrelas cadentes

Na Espanha ocorre um dos fenômenos da natureza mais bonitos, a chuva de estrelas cadentes – as Perseidas.

 

Se você quer avistar a chuva de meteoros causada por um dos  fenômenos da natureza mais sublimes e especiais, a ilha de Tenerife, na Espanha, é o lugar ideal para isso.

 

Tenerife é a maior ilha do arquipélago das Canárias, e o evento da chuva de meteoros ocorre na melhor época para aproveitar a região, por volta do fim do verão europeu.

 

Para poder ver de perto um dos fenômenos da natureza mais bonitos, a previsão é que a chuva de estrelas cadentes ocorra novamente em 2022, entre os dias 17 de julho a 24 de agosto. Já o pico da apreciação das Perseidas está previsto para acontecer em 13 de agosto do mesmo ano.

3. A Grande Migração

Um dos fenômenos da natureza mais famosos é a grande migração que ocorre na Tanzânia. Anualmente, no mês de maio, gnus seguem mais de 3.000 km do Serengeti até o Quênia, mais especificamente para a região sul de Masai Mara.

 

Com as atuais mudanças climáticas, a migração ainda ocorre entre os meses de maio e junho, podendo ter algumas alterações. Os animais saem da Tanzânia em busca de pasto e água.

 

Em fevereiro, muitos filhotes de gnus nascem, com cerca de 8 mil novos animais desta espécie todos os anos.

4. Piscina do Diabo

A Piscina do Diabo é um dos fenômenos da natureza mais incríveis e arriscados que acontecem no mundo. Ele pode ser presenciado no Rio Zambeze, na Zâmbia.

 

Os mais aventureiros fazem turismo até o local para entrar no rio e apreciarem de perto a Piscina do Diabo, que é um desfiladeiro com uma queda d’água de 128 metros de altura e largura que passa de um quilômetro e meio.

 

Para apreciar esse que é um dos fenômenos naturais mais bonitos e perigosos, os meses indicados são entre outubro e dezembro.

5. Aurora Austral

A Aurora Austral também é um dos fenômenos da natureza mais bonitos que você pode apreciar, no céu no hemisfério sul, mais precisamente na Tasmânia.

 

A ilha australiana, apesar de não ter um dos fenômenos da natureza mais conhecidos como a da Aurora Boreal, não fica devendo nada, pois é igualmente lindo e especial para todos que puderam desfrutar desse evento de perto.

 

Se você quer ver pessoalmente esse lindo fenômeno natural, saiba que é possível visualizá-lo o ano inteiro, porém, os meses mais indicados são entre junho e setembro.

6. Aurora Boreal

Um dos fenômenos da natureza mais conhecidos e bonitos é a Aurora Boreal, apesar de muitas pessoas acreditarem que ele só possa ser visto na Islândia, o evento também pode ser visualizado em outras partes do mundo.

Países como os Estados Unidos, Canadá, Suécia, Finlândia e Noruega também são os lugares onde é possível a visualização da Aurora Boreal.

 

A Islândia é um dos países que mais atraem visitantes que desejam visualizar de perto o fenômeno da Aurora Boreal, já que é um dos locais com diversas atrações e paisagens naturais vistas somente neste país. Além da Aurora Boreal, na Islândia possui diversos vulcões e geleiras, outros espetáculos da natureza.

7. Pororoca

A pororoca é um dos fenômenos da natureza no Brasil. Na região amazônica, é possível acompanhar esse evento natural que ocorre entre os meses de março e abril.

 

Contudo, esse que era um dos fenômenos da natureza no Brasil mais importantes não ocorreu nos últimos anos, as suspeitas é que a construção de três hidrelétricas e a falta de preservação das áreas da região tenham contribuído para que a fenomenologia não tenha mais acontecido.

 

Quando a pororoca ocorre, é possível ver o encontro das águas dos rios com o mar. Durante o fenômeno, há alguns surfistas que surfam nas ondas que formam a pororoca.

8. Floração do vale da morte

Se você gosta de flores, não pode deixar de conferir um dos fenômenos naturais mais incríveis e belos que existem, a Floração do vale da morte. O evento acontece no deserto de Mojave, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos.

 

No deserto de Mojave, é possível apreciar esse fenômeno durante a primavera, que as suas paisagens áridas se tornam repletas de flores. O nome é devido ao local onde o fenômeno acontece, no Vale da Morte.

 

As flores aparecem devido às chuvas que ocorrem durante a temporada da primavera, deixando o deserto de Mojave com uma paisagem incrível.

Sem dúvida, se você gosta de fenômenos naturais, esses são alguns dos mais incríveis e imperdíveis para apreciar em suas próximas férias.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *