Criação de animais silvestres

Animais silvestres se refere  as espécies  encontrados naturalmente na natureza. Se você tiver interesse em criar uma animal silvestre, tem que adquirir de um criador legalizado. Pois este tipo de criação é controlada. O controle de criação de animais silvestres em cativeiro no Brasil é feito pelo  SISPASS (passeriformes) e o SISFAUNA para
os demais categorias de criação (macacos, papagaios, répteis).

Tenha cuidado ao adquirir um animal silvestre. Pesquise se os  estabelecimentos estão cadastrados e em regularidade  com o IBAMA ou IBRAM . Atenção, capturar aves ou qualquer animal silvestre na natureza para criar como animais de estimação é ilegal ( Lei de Crimes Ambientais n.º 9.605/98). Mesmo tendo seu bichinho regularizado, não é permitido reprodução caseira. É  proibido o cruzamento entre espécies para criação de híbridos.

A criação irregular de animais silvestres gera multa que pode chegar a R$ 5.000,00 por animal, e até mesmo prisão de pessoas envolvidas.

Ao comprar o animal de forma correta, para cada animal é emitido um certificado de origem.  Os animais autorizados possuem também uma anilha ou chip, que deve ser devolvida após a morte do animal, pois é uma identidade intransferível.

Além da anilha, a nota fiscal e certificado devem acompanhar o animal o tempo todo. Além dos cuidados com seu ambiente, alimentação e saúde, Ambulância particular, este animal merece atenção e carinho.

Você pode também se tornar um criador amador de animais silvestres, com viveiro estruturado e animais legalizados. Pode optar por montar um criatório com fins comerciais, dentro das normas estabelecidas pelo IBAMA. Caso queira contribuir com a preservação das espécies silvestres, você pode ser parceiro do IBAMA na recuperação de animais acidentados ou capturados, com o objetivo primordial de devolver á natureza e até mesmo adotar aqueles que estão impossibilitados de retornar ao se habitat natural.

Então, caso se identifique com a criação responsável de animais silvestres, seja por amadorismo, comercialização ou proteção, procure investir tempo, dinheiro e muita dedicação neste tipo de criação. Seja feliz, fazendo animais felizes.

 

2 thoughts on “Criação de animais silvestres

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *