
Para se ter um atendimento de qualidade é necessário levar em consideração algumas considerações que serão o ponto chave para que o atendimento seja algo que possa fazer a diferença em seu ambiente de trabalho.
Umas das áreas que deve ter um bom atendimento é o setor da portaria e para isso há curso de porteiro para que o profissional esteja preparado para lidar com o público.
Uma grande virtude que um funcionário deve ter é exatamente a de possuir boa qualidade no atendimento, dessa forma as empresas buscam profissionais bem qualificados que saiba lidar com as pessoas, para evitar que faça cantadas a clientes.
Dicas para atender bem em seu ambiente de trabalho
A quantidade de reclamação por atendimento é enorme e por isso uma das coisas que as empresas mais buscam é tentar gerenciar uma equipe e prepará-la para receber bem visitantes e clientes.
Como a carta de visita de uma empresa também é representada pelos funcionários então é necessário que haja um grande comprometimento nessa área tão importante.
Quem não reclamou de algum mal atendimento? Com certeza você deve ter feito isso algum momento, pode ter sido num mercado, no banco, em algum serviço público, algo pelo telefone e até de um porteiro de algum condomínio.
Então você verá algumas dicas de como se deve atender bem em seu ambiente de trabalho.
Entenda o que o cliente realmente precisa
Ao cliente chegar em uma empresa ele deseja algumas coisas e muitas vezes ele precisa de ajuda quando está olhando para algo numa prateleira. Mas é importante que chegue na pessoa e pergunte adequadamente se ele precisa de ajuda.
Dependendo da resposta você perceberá qual é o perfil dela, se ela é daquelas que desejam atenção o tempo todo ou do tipo que quer ficar na dela aí escolhe algo e chama você para saber mais sobre o que chamou sua atenção.
Isso é um tipo de análise de como é o perfil do cliente, mas em ambos os casos você deverá indicar o local de onde está o produto que o cliente está buscando, com o objetivo de solucionar o problema dele.
Dessa forma você dará aquilo que ele está buscando e ainda oferecer algo que possa complementar o que desejava adquirir. Ou seja, se buscava um terno, apresente uma gravata que combine.
Mesmo que não seja algo relacionado a vendas você fará tudo para ajudar a pessoa.
Construa um relacionamento de confiança e afetividade
Para isso você deve ter um carisma, não precisa ser fingido, porque você tem uma personalidade, então deve agir naturalmente, mas tentando construir um pouco de afetividade com a pessoa.
Esse tipo de relacionamento pode ser construído tanto presencialmente como de forma digital. Esse tipo de comportamento ajuda a fidelizar clientes e inclusive fazer com que a sua empresa seja bem falada.
Então para que você tenha um bom atendimento leve em consideração estes pontos:
- Passe confiança
- Tenha transparência
- Mostre que você não está apenas interessada em lucro
- Que deseja satisfazê-la.
Com esse ponto sendo colocado na prática com certeza as pessoas se sentirão bem servidas.
Tenha um sistema de atendimento que seja seu aliado
Não é incomum que situações descontentes aconteçam de forma comum no sistema de atendimento que muitas vezes é pior do que modo presencial.
Para que isso seja corrigido é bom montar um sistema de atendimento eficaz para que os clientes sejam bem tratados e não fiquem muito tempo esperando na linha.
Para resolver essas situações existem algumas tecnologias para isso, então deve ser usada as melhores para que assim o cliente possa se sentir satisfeito com o serviço oferecido.
Integre todos os seus canais de comunicação para que centralize suas informações e seja muito mais eficiente.
Veja algumas ferramentas de atendimento ao cliente:
- Help Desk
- Service
- Desk
- Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC)
- Chatbots
- Soluções mobile.
Pense em toda a experiência do cliente
Um dos detalhes muito importante dentro de uma empresa é saber de toda a experiência que o cliente está tendo, ou seja, como foi toda a navegação, toda a trilha que levou ele a ter o que desejava.
Sabendo qual é o processo, você poderá identificar como ele se comportou em cada fase.
Se um cliente entra em seu comércio e você tem um canal ou loja virtual pode ser que ela tenha visto e resolveu visitar fisicamente, ou então foi através de um folheto que foi entregue na rua.
Depois disso veja como foi a experiência dela de atendimento na loja, quais as perguntas feitas, como foi o processo de ajuda para solucionar algum problema onde você tem a solução.
Tudo isso faz parte da experiência de seu cliente que seja de forma online ou pessoal.
Para que você possa tornar um cliente fiel e que possa indicá la aos outros é importante que ela atinja alguns requisito de modo positivo como:
- Canais de comunicação
- Acessibilidade
- Soluções de autoatendimento
- Linguagem humanizada
- Agilidade.
Se esses pontos não atingirem expectativas positivas em alguma delas é importante que faça uma averiguação e possa melhorar.
Peça desculpas por erros e proponha soluções
Existe aquela frase que diz que “o cliente sempre tem razão”, isso é ainda maior se levar em consideração as falhas que são cometidas pela empresa. Imagine quantos erros no atendimento existem.
Mesmo que a empresa tenha uma equipe muito bem preparada ela pode cometer erros e possivelmente levar muitos consumidores a reclamação, situação que ninguém gosta, mas é algo comum.
Nesse caso a equipe de atendimento deve pedir desculpas e se for algo que pode ser revertido deve ser oferecido alguma negociação, dessa forma a situação pode ser resolvida e não perder o cliente.
Essas situações podem depois ser discutidas e selecionado tal problema, assim uma boa gestão diminui a chance de um novo atendimento ruim e ter um ambiente de trabalho satisfatório.
Últimas Considerações
O bom atendimento é muito importante para que uma empresa possa fidelizar o seu cliente e ter o seu nome mais bem destacado no mercado, por isso o investimento em uma boa gestão é fundamental.
Para se atender bem no ambiente de trabalho é importante que todos estejam comprometidos com o grupo e assim a empresa terá sucesso em seu serviço oferecido.
Você encontra muitos cursos online que poderão te capacitar para está realizando um bom serviço.
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Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.