Os alimentos são usados para saciar a fome, e vão mais além do que dar saciedade. Alimentos fazem parte da necessidade de nos manter vivos, viver com qualidade e bem-estar, também se refere a escolha do que comemos no nosso dia a dia.
A escolha dos alimentos que farão parte de uma refeição ideal é resultado do que sabemos sobre os alimentos, ou do que eles podem oferecer.
O que é preciso saber antes de montar uma refeição adequada?
Uma observação importante, antes de escolher os alimentos para sua alimentação, é importante saber qual o seu objetivo:
Necessidade de se alimentar melhor para ficar:
mais disposto? bonito? feliz?…..?
Após definir seu objetivo, se concentre em fazer um compromisso consigo mesmo, focando resultados a curto, médio e longo prazo. Após estas etapas, vamos então conhecer o que uma alimentação adequada pode oferecer.
Então, o que os alimentos podem oferecer?
Os componentes que dão origem aos alimentos são compostos químicos essenciais á funções bioquímicas do organismo, estas funções incluem, fornecimento de energia, formação de enzimas, fortalecimento da imunidade, crescimento e recuperação de tecidos e funcionamento dos órgãos, enfim, são essenciais para a manutenção da vida.
Água e alimentos:
Uma refeição pode oferecer mais hidratação, da pele, dos olhos, da boca e até mesmo do intestino; isso acontece pelo fato de os alimentos serem uma fonte de água, a exemplo de folhagens, alface, couve, rúcula, abobrinha verde, cenoura; as frutas também colaboram com a suplementação de água, por exemplo, o coco verde, melancia, melão, mamão, uva.
A porção de água presente nos alimentos é aproveitada pelo organismo, nenhum alimento substitui a água de bebida, PRECISAMOS TOMAR ÁGUA, dependendo do organismo deve-se beber de 2 a 3 litros de água por um período de 24 horas.
A água presente nos alimentos, ao ser absorvida pelo organismo, permite a hidratação do corpo, a distribuição dos nutrientes pelo sangue, a fabricação de outras moléculas pelo organismo e a limpeza do corpo, é através da água ingerida que o fígado e rins conseguem desintoxicar o organismo e jogar pra fora do corpo o que não é útil, inclusive os excessos, em busca de um equilíbrio funcional para melhor saúde e bem-estar.
Proteínas nos alimentos:
A molécula de proteína está entre os nutrientes mais requeridos pelo organismo, porque sua molécula oferece aminoácidos, moléculas menores que irão formar outras moléculas no organismo.
Por exemplo enzimas que participam de processos fisiológicos de importância pra o bom funcionamento do organismo, são resultado da ingestão de proteína na alimentação, além das enzimas, os aminoácidos são utilizados para reposição de proteínas nos tecidos corporais, por exemplo músculos, e até mesmo auxilia na melhoria da respiração celular como mediadores da distribuição de oxigênio (hemoglobulina).
Pode conter proteína alimentos de origem animal, carne, leite e ovos, e de origem vegetal, no caso, feijão, soja, lentilha por exemplo.
Atenção pra escolha do alimento proteico, os proteicos de origem animal tem melhor aproveitamento pelo organismo, ou seja, conseguem oferecer uma quantidade maior de aminoácidos que serão melhor absorvidos, do que os de origem vegetal, porque os vegetais possuem o carboidrato celulose, que faz parte de sua composição celular, especificamente, forma a parede celular, e pelo fato de nosso organismo não degradar a celulose, isso dificulta a liberação da proteína presente no interior da celular vegetal para a absorção.
No entanto, se usar técnicas de fracionamento do alimento, por exemplo, picagem, moer, ou aquecimento, cozer, assar, ajuda a quebrar a barreira celulose a assim aumentar a disponibilidade dos nutrientes presente no interior da célula que forma o vegetal.
Energia através dos alimentos:
Alimentação tem como um de seus objetivos fornecer energia, essa energia é responsável por manter o corpo aquecido, em movimento, vivo e com vigor físico e até mesmo mental.
A parte química no alimento importante para oferecer energia é a oferta de gorduras e carboidratos. Essas moléculas são o combustível para o organismo.
Na alimentação humana e animal, os alimentos que mais fornecem energia são os carboidratos, representados pelos açúcares, glicose, frutose, sacarose, são fornecedores de rápida energia, tem-se também alimentos ricos em amido (Cereais- arroz, milho, trigo; Tubérculos- mandioca, batata).
Independente da origem, o carboidrato contribui diretamente no atendimento da necessidade energética do organismo, tanto é que na composição de uma refeição eles ocupam uma porção importante, ou seja, não importa o tipo de dieta escolhida, baixa caloria (obesidade) ou alta caloria (desnutrição), carboidratos estarão presentes no seu prato.
Outro grupo de alimentos fornecedores de energia são os que contém gorduras, seja de origem animal (costela, banha, toucinho) ou de origem vegetal (castanha do pará, amendoim, soja), as gorduras quando absorvidas são uma ótima fonte de energia, oferecem mais calorias que os carboidratos, e também são importantes na metabolização de moléculas, por exemplo hormônios e colesterol, moléculas que fazem parte do funcionamento do organismo como sinalizadores fisiológicos.
Então a gordura em quantidade adequada é importante para o corpo.
Alimentos uma fonte de minerais e vitaminas:
Minerais na alimentação são essenciais para o fortalecimento do organismo, estão ligados a moléculas que farão parte de estruturas mais rígidas, por exemplo os ossos, e até mesmo na bioquímica do organismo, por exemplo o ferro, mineral responsável pela ligação do oxigênio na hemácia.
A dieta completa tem em sua composição alimentos que contém minerais, sejam os de maior quantidade, ovo fornece cálcio, ou em pequenas quantidades, boro no abacate (mineral que induz a absorção do cálcio), os minerais podem ser tóxicos em quantidades exageradas, por exemplo, temos problemas com a osmose celular desiquilibrada pela presença exagerada do sódio, um mineral que a princípio tem a função de equilibrar a quantidade e a distribuição da água no corpo, porém em quantidade inadequadas pode gerar a pressão alta, um problema crônico de impacto na saúde pública.
As vitaminas estão presentes nos alimentos e auxiliam no desenvolvimento e funcionamento do organismo. Geralmente são conhecidas como: A, D, E, K, complexo B, C; são moléculas responsáveis pelo bom funcionamento do corpo e colaboram com muitas funções vitais, por exemplo a vitamina A é importante para a visão e pigmentação, a D para a saúde dos ossos, a vitamina E atua no sistema reprodutor, a vitamina C é personagem ativo na defesa do organismo.
Para consumo garantido de minerais vitaminas escolha alimentos coloridos e de variadas fontes.
Considerações finais
Então, os alimentos fornecem vida através de energia, construção e manutenção do seu organismo, através de uma alimentação estratégica é possível consumir uma variedade de alimentos (frutas, verdura, tubérculos, peixes, castanhas, cereais, ovos), ter saúde e viver mais feliz.