Gestão de pessoas no empreendimento rural

A produção agropecuária é um dos destaques  da economia. A diversidade de produtos produzidos e a demanda sempre em alta precisa de uma gestão diferenciada. A gestão da propriedade rural envolve desde os insumos, até a correta distribuição das responsabilidades entre os trabalhadores. O trabalho desenvolvido no setor, exige comprometimento e apesar da baixa necessidade de especialização, necessita de mão-de-obra capacitada ou até mesmo disposta a se capacitar. Neste cenário, o gerenciamento do pessoal é imprescindível para a manutenção da produtividade e do empreendimento em si.

A importância da gestão de pessoas

A gestão das pessoas que trabalham na propriedade depende de um planejamento das atividades em acordo com o perfil do funcionário. Para melhor execução das tarefas diárias de uma propriedade rural, as pessoas tem que ter afeição pelo campo. Na fazenda o trabalho é constante sendo necessário distribuir as tarefas de forma equilibrada entre os colaboradores.

Os colaboradores que trabalham na zona rural devem ter o respeito do administrador da propriedade. As pessoas tem direito a  férias e descanso semanal. Incentivar o pessoal com salários justos, bonificações como uma moradia decente, transporte facilitado. Deve também investir recursos e tempo em treinamentos sempre que necessário.

A gestão do pessoal que trabalha na propriedade rural contribui para o sucesso do agronegócio. O gestor  preocupa-se com a satisfação e alegria das pessoas que ali vivem e trabalham. Esta habilidade em cuidar dos funcionários e das atividades da fazenda pertence á produtores que amam o que fazem, e são gratos por tudo que a terra produz.

O relacionamento saudável entre as pessoas e o meio ambiente rural, reflete a boa gestão da fazenda.

Pontos chave para uma eficaz gestão de pessoas:

Motivação

As pessoas só fazem o que precisa ser feito se estiverem motivadas, ou seja, as pessoas precisam de um motivo para fazer a tarefa. Qualquer pessoa pode ser motivada quando sabe a importância de cada atividade que deve ser realizada na fazenda. Aliada á incentivos visíveis como bonificações, reconhecimento e corresponsabilidade pelo sucesso da propriedade rural em que trabalha.

Treinamento

Os trabalhadores ao serem treinados terão mais habilidades em executar as suas tarefas diárias com eficiência. Os treinamentos são essenciais para alcançar este objetivo e melhorar a produtividade e por consequência o negócio tocado na fazenda. Independentemente da produção, vegetal ou animal, é necessário saber o que fazer para produzir.

Comunicação

A comunicação entre as pessoas é eficiente quando se faz as tarefas do trabalho diário de forma correta, onde todos os envolvidos sabem o que fazer, como fazer com quem fazer e o porque de se fazer. Estas respostas são permeadas pela comunicação. A conversa entre funcionários e gestor tem que estar em acordo, e sob acordos afim de um objetivo comum, produzir.

Conhecimento de suas competências

As pessoas necessitam de adquirir conhecimento e desenvolver competências para os cargos que fazem parte. Dentro da gestão de pessoas, um funcionário competente é aquele que sabe o que fazer e sempre busca mais conhecimento para tonar suas tarefas mais ágeis e eficientes. Adquirir e ofertar conhecimento é importante para a competência na execução do trabalho.

Trabalho em equipe

Indepentemente do numero de funcionário na fazenda, é crucial o trabalho em equipe. Ter consciência que a tarefa de cada um contribui com o todo, produzir um produto. A gestão da equipe deve ser feitas com  responsabilidade, compromisso e comprometimento, foco nos objetivos do empreendimento rural. Para a equipe alcançar um produção almejada precisa estar  unida e empenhada a cumprir os objetivos planejados.

 

2 thoughts on “Gestão de pessoas no empreendimento rural

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *