Industrialização no agronegócio

O agronegócio é alimentado pela comercialização de produtos para produção de alimentos. Começa desde o preparo da área, plantio da semente, criação de animais.  O principal objeto do campo é ofertar grãos, frutos, folhas, carne, leite entre outros alimentos.

Além dos alimentos para consumo in natura, o campo fornece matéria prima para o processamento de outros alimentos, os industrializados. A agroindústria produz alimentos processados, desde semi a ultra processados.

Os alimentos industrializados estão presentes na nossa alimentação do dia a dia. desde o nosso café da manhã até o jantar temos em nossa mesa alguns alimentos prontos. Por exemplo o pão, o queijo, o presunto, pizza, sorvete, e muito mais.

podemos perceber que a agroindústria é um tipo de indústria que produz além de alimentos outros produtos. Faz parte da agroindústria, nossas roupas, calçados, aquele estofado no carro, o couro das bolsas de grife. Então, estamos rodeados de produtos produzidos pela agroindústria. A agroindústria tem como principal matéria prima  o que é produzido no campo.

 

Agroindústria brasileira

No Brasil, a agroindústria tem participação importante na economia. Promove empregos, e alimenta o mundo. Os alimentos produzidos pela agroindústria brasileira estão presentes no mundo todo. São destaques nas exportações: café, chá, carne de suínos, frangos e bovinos, milho, soja.

Além de alimentar as pessoas, a agroindústria alimenta os animais.  A fabricação de ração e petiscos para os animais de estimação, e rações para os animais de produção. É um setor  que participa ativamente do PIB, e a cada dia é melhorada e cresce, tanto em produtividade quanto em riqueza.

A produção da agroindústria de produção de alimentos também incentiva a produção de outras industrias, por exemplo, as que fabricam embalagens e equipamentos, vale mencionar também , as prestadoras de serviços. Enfim a agroindústria é uma engrenagem da economia, movida pela necessidade de alimentar as pessoas. Enquanto houver pessoas e animais, haverá produção de alimentos para combater a fome.

Diante este cenário a agroindústria é importante para o combate á fome, a oferta de emprego e geração de renda. Possui valor agregado, o social e o ambiental;  Pois é um tipo de indústria que trabalha com sustentabilidade e  respeito ao meio ambiente.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *