Marketing para Petshop: 5 estratégias para maximizar seus esforço

Se você possui um pequeno negócio, pode estar se perguntando: “como minha empresa pode competir com os ‘cachorros grandes’ do mercado?” Não há dúvida de que a concorrência é intensa, mas você ficará feliz em saber que há muito espaço para marcas de todos os tamanhos neste setor em rápido crescimento… se você souber onde aplicar seus esforços, claro.

Na verdade, a quantidade de animais de estimação está aumentando continuamente no Brasil ano após ano. Isso significa que as indústrias de produtos e serviços para animais de estimação também estão crescendo – mesmo em um mercado financeiro incerto que deixou muitas indústrias em dificuldades para se manter nos últimos anos.

Dito isso, você está pronto para reivindicar seu lugar na frente do pelotão neste mercado próspero e competitivo? Então, você veio ao lugar certo! Neste artigo, compartilharemos cinco estratégias comprovadas de marketing para petshops que você pode usar para alcançar mais clientes, vender mais produtos ou serviços e maximizar seus esforços de comunicação externa.

Diversifique seus produtos

Aumente as vendas do seu pet shop oferecendo produtos que seus concorrentes não possuem.

Em vez de vender os mesmos produtos que seus concorrentes vendem (ração, acessórios e brinquedos para animais de estimação) você pode encontrar itens que os donos de animais de estimação podem usar para suas próprias necessidades sem ir muito longe do conceito de animal de estimação.

Venda canecas que digam “Eu amo meu cachorrinho”, camisas estampadas com diferentes raças de gatos ou ecobags com estampa de patas. Os petshops, geralmente, vendem apenas produtos para animais.

Se sua loja puder oferecer produtos adequados para animais de estimação, além de produtos para seus donos, seus clientes não precisarão mais comprar esses itens na loja de departamentos ao lado.

Ofereça serviços relacionados a animais de estimação

Oferecer outros serviços é outra forma de gerar mais renda para sua loja de animais. Serviços adicionais atraem clientes que buscam cuidados extras para seus animais de estimação e não apenas produtos.

Você pode dedicar uma parte de sua loja a serviços de tosa para animais de estimação ou ter uma mini clínica veterinária para consultas.

Você também pode oferecer serviços de pet-sitting ou dog-walking para cobrir o maior número possível de necessidades, expandindo assim seu alcance de clientes. Se sua empresa tiver capacidade, talvez você possa até ter uma creche para animais de estimação na loja.

Organize eventos para animais de estimação

Os tipos de eventos para animais de estimação que você pode hospedar e organizar incluem exposições de cães/gatos, vacinação patrocinada para animais de estimação, concursos de adestração e até mesmo eventos para abrigos de animais exporem cães e gatos resgatados em busca de novos lares.

A organização de eventos pode aumentar as vendas da sua loja de duas maneiras:

  • Em primeiro lugar, esta atividade pode aumentar o conhecimento da sua marca. O público-alvo que ainda não conhece seu petshop pode aprender sobre você assim que você organizar um pequeno evento para os amantes de animais de estimação de sua área.
  • Em segundo lugar, mostra às pessoas que sua loja não é apenas um negócio, mas parte da comunidade. Pode ajudar a criar uma boa imagem para o seu negócio e potencialmente aumentar os clientes.

Fortaleça a presença online

Graças à tecnologia, agora existem maneiras mais simples para os empresários promoverem sua marca sem pagar milhões por comerciais de televisão ou outdoors. Uma dessas maneiras é usar a presença online com a ajuda da Internet e redes sociais.

A presença online de uma loja de animais pode ajudar a impulsionar suas vendas por meio de sua visibilidade nos resultados dos mecanismos de pesquisa e do Google Maps e de suas atividades em plataformas de mídia social famosas como Facebook, Instagram e Twitter.

Além disso, uma sólida presença online tem várias outras vantagens além de apenas aumentar as vendas.

Faça parceria com outras pessoas

A parceria com negócios complementares e não concorrentes é uma ótima maneira de fazer networking e desenvolver promoções cruzadas que beneficiam todas as partes.

Você pode convidar, por exemplo, um adestrador de cães para dar uma aula em seu petshop.

O adestrador poderá fechar novos negócios e você receber comissão por cada venda fechada. Desenvolva um pacote de serviços múltiplos ou ofereça um desconto para quem adquirir serviços de seus parceiros.

Convertendo sua nova clientela

Por último, uma dica extra é utilizar materiais promocionais para cativar sua nova audiência.

Incorporar brindes personalizados em uma estratégia de marketing para seu pet shop é uma forma eficaz de atrair e fidelizar clientes, reforçando a identidade da marca. Antes de escolher os brindes, é crucial conhecer o perfil e preferências dos clientes para oferecer itens relevantes.

A personalização com a identidade visual do pet shop torna os brindes exclusivos e aumenta o reconhecimento da marca.

Opte por brindes relacionados à rotina dos pets, como tigelas de alimentação, coleiras, guias e brinquedos interativos, demonstrando cuidado com o bem-estar dos animais.

Não se esqueça dos tutores e inclua brindes para eles, como chaveiros resinado, ímãs de geladeira, ímã com frases, adesivos resinado, blocos receituário, carteira de vacinação, porta-retratos, buttons pingente, cartão fidelidade, lousas magnética, canecas e camisetas personalizadas. Esses brindes podem ser parte de campanhas promocionais e ações especiais, criando um vínculo emocional com a marca e incentivando a preferência pelo pet shop.

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