O ar-condicionado pode adoecer cães e gatos?

Não, o ar-condicionado, geralmente, não faz mal à saúde dos animais. Inclusive, alguns veterinários indicam o uso de ar-condicionado para refrescar ambientes para os gatos e cachorros.

Especialmente para os animais mais gordos, em que o excesso de gordura colabora para a elevação da temperatura do corpo, a climatização adequada é recomendada para que possam superar os dias mais quentes.

Porém, alguns cuidados devem ser tomados:

  • Evite a mudança súbita de temperatura, a fim de prevenir possíveis choques térmicos;
  • Por retirar a umidade do ar durante o processo de climatização, o ar-condicionado pode causar o ressecamento das vias aéreas dos animais de estimação quando utilizado em excesso;
  • A limpeza periódica dos filtros é imprescindível para garantir a qualidade do ar e evitar alergias, tanto para humanos quanto para animais de estimação.

É recomendada uma atenção especial para os filhotes e animais idosos, pois a imunidade desses pets tende a ser mais frágil. Por isso, evite que eles fiquem diretamente sob o vento gelado do ar-condicionado e limpe sempre os filtros do aparelho.

Qual a temperatura certa para os animais de estimação?

Assim como é recomendado para os humanos, a temperatura do ambiente precisa ser adequada para os animais – nem tão quente, mas nem tão frio. Por mais que a tentação seja coloca a temperatura do ar-condicionado lá em baixo, é preciso manter um equilíbrio: o ideal é estar por volta dos 23°C.

Outras formas de lidar com o calor

Além do ar-condicionado, o ventilador pode ser um importante aliado durante o verão. Também não se esqueça de oferecer um espaço para que o animal possa se deitar sobre o piso frio ou um tapete gelado específico para este fim; lembre-se de sempre manter sempre de olho no ar apra evitar Reparação de Ar Condicionado.

É importante manter o ambiente climatizado para o animal não sofrer tanto com o calor

Ao dar um banho, lembre-se de secá-lo completamente. Afinal, o excesso de umidade nos pelos pode ocasionar problemas de saúde, como o choque térmico e a consequente baixa da imunidade do seu pet.

Disponibilize água fresca para o seu animal, trocando-a com frequência. Nos dias mais quentes, também é possível colocar cubos de gelo dentro da vasilha para manter a água gelada por mais tempo.

E não se esqueça: se o seu animal de estimação ficar exclusivamente no pátio de sua casa, não deixe de pensar em formas para resfriar o ambiente para ele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *