O leite é um alimento milenar. A humanidade há mais de 5000 anos faz uso do leite na sua alimentação. A princípio o leite era obtido de vacas, cabras e ovelhas, com a expansão da prática de domesticação de animais, o leite também foi obtido de camela, égua, lhama.
O alimento leite, é uma secreção natural das glândulas mamária de animais mamíferos. Consiste na principal fonte de nutrição dos filhotes. este alimento contém água, minerais, vitaminas, proteína, açúcar e gorduras. A composição nutricional do leite é responsável por garantir o crescimento e desenvolvimento saudável dos filhotes.
A nutrição do leite colabora com o desenvolvimento dos ossos, e demais sistemas estruturais do organismo de quem o consome. É um alimento que nutre de mamando a caducando, ou seja, desde crianças a idosos.
Na alimentação humana o leite tem destaque para consumo líquido, ou processar alimentos onde é a principal matéria prima, os lácteos. Os alimentos derivados do leite, além de saborosos são nutritivos e de valor social e econômico agregado, são queijo, requeijão, calhadas, iogurtes, etc.
Leite na alimentação humana
Na agroindústria de processamento do leite existe grande demanda por produtos de qualidade nutricional e sanitária. Pois além de alimentar bem, precisamos de alimentos seguros, livres de contaminantes, isso serve também para o leite.
No dia a dia nos alimentamos constantemente com produtos que contém leite. Leite líquido, frio ou morno, com achocolatados; Muitos começamos um dia com um pingado caprichado (leite com café), um queijo num sanduíche, ou requeijão numa fatia de pão, e ainda o famoso pão de queijo. Temos no almoço opções como lasanha, torta salgadas, um pudim e até mesmo um mousse na sobremesa, são exemplos de alimentos que contém leite; Sempre gostamos de terminar o nosso dia com um leitinho morno e biscoitos antes de dormir.
Então, o leite faz parte do nosso dia a dia, desde o acordar até o deitar. Faz parte da culinário brasileira, proporciona uma variedade de opções de alimentos a nossa disposição sem lançar mão de uma nutrição adequada e segurança alimentar.
Somos gratos aos pecuaristas que se dedicam desde a madrugada todos os dias, sem exceção, para nos ofertar este alimento essencial para nosso dia a dia. Estes produtores são destemidos e persistentes, faça sol ou faça chuva, frio ou calor, continuam empenhados na produção de leite de qualidade para nossa alimentação.
Produção de leite no Brasil
O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de leite. Atualmente a produção está em torno de 35 bilhões de
litros de leite. A produção do leite no país é resultado de um rebanho de vacas ordenhadas considerado o segundo maior do mundo.
A produção de leite vem de uma pecuária leiteira com tecnologia adequada a realidade do pecuarista. A alimentação das vacas com pasto de qualidade nutricional também é um fator importante para o volume de leite produzido. Assistência técnica e investimentos no setor leiteiro tem colaborado com o agronegócio do leite no país.
Um fato interessante é que apesar de termos menos propriedades produzindo leite, com um rebanho estabilizado, temos produzido bastante leite. Mesmo assim, a demanda por leite é alta, as vezes é necessário importar leite para atender o mercado interno.
Apesar da alta produtividade, e demanda crescente, um dos desafios da produção de leite é o preço pago pelo produto. Pois seu custo de produção é alto e ainda temos um mercado que por vezes paga pouco pelo produto. É preciso estimular práticas de produção e comercialização mais justas na pecuária leiteira, para manter a oferta do leite, um alimento essencial para as pessoas.
1 Trackback or Pingback