Primeiros socorros em clínicas geriátricas: qual profissional deve ser responsável por esta parte?

É responsabilidade de uma clínica geriátrica fornecer um atendimento diferenciado, agora quando se trata de um profissional dessa área qualificado e responsável pela função dos primeiros socorros seu posto passa a ser muito mais exigido e priorizado.

Não basta apenas ter um curso de primeiros socorros, você precisa saber tudo sobre este tipo de instituição também.

Mas afinal o que exatamente é uma clínica geriátrica? Qual a importância dos primeiros socorros nessa área? Quais são as obrigações de uma clínica geriátrica? Quais os profissionais que devem ser responsáveis por atender emergências?

Com base nas perguntas acima, obtenha a resposta de cada uma delas logo abaixo, leia com atenção e saiba um pouco mais sobre as clínicas geriátricas e também sobre as demais informações relevantes sobre o assunto.

O que são clínicas geriátricas?

É um espaço com profissionais especializados em cuidar de idosos promovendo a prevenção de doenças que ocorrem na velhice, além de realizar tratamento qualificado para idosos com algumas doenças e deficiência.

Esse atendimento também conta com o auxílio de profissionais como fisioterapeutas, nutricionistas, farmacêuticos, psiquiatras, assistentes sociais, entre outros, onde ambos sempre trabalham em prol de fornecer uma velhice mais leve e saudável.

Um profissional geriatra é um médico formado e especializado nessa área, onde através da residência obteve conhecimento e qualificações de forma que seja capaz de atender com profissionalismo os pacientes.

Qual a importância dos primeiros socorros nestas clínicas?

Antes de ir a explicação dessa afirmação é importante entender o significado de primeiros socorros, que nada mais é que técnicas e procedimentos para atender momentos de emergências no intuito de salvar vidas, e livrá-las dos males que estiverem passando.

Focando nesses atendimentos de emergências percebe-se que clínicas geriátricas trabalham diretamente com idosos que necessitam de um auxílio e tratamento, por isso ambos correm risco.

Sendo assim é fundamental uma clínica ter um profissional qualificado para fornecer os primeiros socorros com técnicas precisas não apenas para os pacientes, mas também para todos os funcionários.

O conhecimento em primeiros socorros deveria ser obrigatório não só em clínicas e empresas, na verdade todas as pessoas deveriam ter pelo menos um conhecimento básico, de certa forma o índice de mortalidade automaticamente reduziria drasticamente.

Quais são as obrigações de uma clínica geriátrica?

São várias as responsabilidades e obrigações de uma clínica geriátrica, para que a mesma se mantenha conforme as normas e legalizada, para que assim permaneça no mercado sem riscos de advertências e punições, a seguir conheça um pouco mais de suas obrigações.

Qualificação em primeiros socorros: Esse é um dos requisitos fundamentais, não só voltado para os idosos mas a todo que faz parte clínicas profissionais e pacientes, e isso é um obrigada de toda e qualquer empresa, podendo ser da área da saúde ou não.

Autorização de vigilância sanitária: Uma clínica geriátrica realiza tratamento de doenças, faz aplicações de medicamentos, cuida das mais diversas situações delicadas relacionadas à saúde, sendo assim é obrigatório que o ambiente seja sempre dedetizado e limpo conforme as normas da autorização da vigilância sanitária.

Conhecimento e profissionalismo: Todos os profissionais em seus diferentes cargos necessitam  ter conhecimento para que sejam capazes de resolver os problemas que cada idodo possui, além de que muitos dos profissionais necessitam ser formados e especializados na sua área de atendimento.

Equipamentos e confortos: Algumas clínicas geriátricas de maior estrutura poderão ter pacientes internados, por isso é fundamental que a mesma possua equipamentos de qualidade e que de certa forma também promova conforto.

Qual profissional deve se responsabilizar?

É fundamental que toda e qualquer clínica possua um enfermeiro socorrista, e como se trata de uma empresa na qual tem os seus riscos, deve cumprir todas as regras, além de todos os funcionários sem exceções devem ter conhecimento básico de primeiros socorros.

Por isso saiba que além de todos saber agir em momentos emergenciais é fundamental que a clínica também possua equipamento tanto para proteção individual, quanto equipamentos para resolver e minimizar uma situação de risco.

O próprio geriátrico já possui conhecimento de atendimentos em primeiros socorros desde os mais simples de baixo riscos, até os mais complexos de alto risco, justamente porque em sua própria formação obteve esses conhecimentos.

Dessa forma o mesmo já se responsabiliza em atender a cada necessidade emergencial, porém como já foi dito, além de um médico geriátrico ter esse conhecimento precisa também ser também um entendimento de todos os especialistas da clínica.

Qual a importância de um idoso procurar por um especialista geriátrico?

É fundamental saber que uma pessoa já é considerada idosa a partir dos 65 anos de idade, independente de estar aposentada ou não, até mesmo independe do seu estado de saúde, podendo ser péssima, ruim, regular, boa ou ótima.

A busca por um médico geriátrica é fundamental para que cada vez que os idosos chegam na velhice sua saúde seja preservada, promovendo uma melhor qualidade de vida,  dessa forma iniciar um tratamento o quanto antes será a melhor decisão a ser tomada.

Atenção e cuidados

Antes de buscar por um profissional geriátrico é fundamental analisar se realmente ele é um médico formado na área, sem tem diploma e autorização, além de pesquisar e analisar o máximo de informações possíveis sobre a clínica.

Busque saber se ela corresponde e atendente conforme as novas, analise o espaço se é confortável, organizado, verifique também se há um bom atendimento, pois ninguém merece estar num lugar onde não é bem recebido.

Desconfie de promessas milagrosas, é importante também sempre que for medicado saber qual a função do medicamento, quais os efeitos, enfim analise tudo, e se tudo isso for priorizada a chance de estar no lugar certo é grande.

Considerações finais

Em resumo de tudo que foi descrito acima vale relembrar que o conhecimento dos primeiros socorros é uma obrigação de todos em uma clínica geriátrica, onde são responsáveis por suas vidas em nível individual e também pela vida dos pacientes.

Cursos online são excelentes formas de manter todos capacitados de uma maneira rápida e eficaz.

Deixe nos comentários suas dúvidas e experiências relacionadas ao tema, e assim que possível será respondido. Espero muito que tenham gostado do conteúdo abordado, um grande abraço e até a próxima.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *