Tecnologia 5G será lançada este ano no Brasil

Tecnologia 5G será lançada este ano no Brasil

Apesar dos atrasos de mais de dois anos, ocorreu o leilão de radiofrequência das redes de tecnologia 5G em novembro de 2021.

Segundo a Anatel ele deve estar presente nas capitais do país até o final de julho de 2022 e com chega a expectativa dos mercados só aumenta com as oportunidades que o sistema gerará.

Além de rodar a internet mais rápido, para assistir filmes e séries, trabalhar, estudar, ver vídeos no YouTube, Instagram, Facebook, e baixar apps como o Snaptik.

O que é o 5G?

O 5G não é nada menos que a Quinta Geração da Internet Móvel com mais velocidade e capacidade de conexão, irá criar várias redes virtuais uma para cada tipo de serviço que vai ser utilizado.

Toda essa nova inovação se baseia em três fundamentos básicos, dentre elas a velocidade, baixa latência e capacidade da rede que pode suportar até 1 milhão de dispositivos por km².

Muitas das operadoras devem utilizar a rede no formato non-standalone, cujo núcleo está ligado ao sistema 4G, isso significa que será parcialmente utilizada, a capacidade do 5G só poderá ser aproveitada 100% quando estiver no formato standalone.

Se você deseja abrir empresa este ano, nada melhor do que colocar esse sistema para facilitar o serviço.

Diferenciais do 5G

O baixo investimento é um dos diferenciais desta rede, ela surge baseada em estruturas de redes de Software-Defined Network e Cloud Computing, que apesar de serem sistemas complexos, reduz os equipamentos e o tempo de implementação.

Com esse benefício, você poderá ter antenas 5G instaladas nas  luminárias públicas, bancas de jornais, shopping, prédios e empresas.

E o que esse modelo de instalação vai gerar melhores condições e oferecer uma cobertura de internet móvel acessível a todos.

O sistema 5G também pode trazer investimento para as empresas que utilizam tecnologia em seu segmento, há uma expectativa de que a rede 5G movimente até R$ 22,5 bilhões em negócios até 2024, que provém de investimentos de empresas brasileiras. 

Com a possibilidade da entrada de produtos como inteligência artificial, cloud computing, realidade virtual e aumentada, drones, robôs, entre outros.

Na economia, a facilidade de instalação do sistema e a sua infraestrutura e modelo de fatiamento virtual, vão estimular a criação de várias redes privadas no Brasil. Consequentemente isso irá gerar novas soluções tecnológicas, impactando na melhoria da economia.

O 5G será a linha de foco para a transformação da indústria 4.0, assim como a digitalização de setores como a mineração, o varejo, o governo, o agronegócio, a TIC, entre outros.

Inovações do 5G

Com o 5G teremos muitas novas inovações na tecnologia e irá promover muitas melhorias na nossa vida.

Com o aumento das cidades inteligentes, geram muitos benefícios ao cidadãos como uma gestão urbana mais dinâmica em várias áreas importantes, mais segurança, fluxo urbano, iluminação, entre outras.

A rede 5G poderá ser instalada nos semáforos e na sinalização do trânsito digital nas cidades, tudo poderá ser conectado nos veículos sendo cada vez mais autônomos.

Ele melhora também o setor da saúde, que pode disponibilizar a realização de cirurgias robóticas e uso de inteligência artificial em diagnósticos médicos.

Na industrial, a tecnologia irá revolucionar o setor em todos os campos por meio de ferramentas como o sistema de Internet Industrial das Coisas, a robótica, o armazenamento na nuvem e a realidade virtual, que poderão promover uma nova era de produção industrial no Brasil com mais agilidade, segurança, qualidade e dinamismo.

Na internet nem se fala um dos pontos em que a rede 5G será mais utilizada, além dos serviços, das empresas e da economia do país, a rede social é muito utilizada para lazer e trabalho.

O  5G vai ser uma transformação digital em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *