Tome cuidado! Como assim, comprar um imóvel, reformá-lo e ganhar dinheiro em cima não é um negócio vantajoso?
Sem dúvida, ficar atento às oportunidades que o mercado imobiliário oferece é uma excelente maneira de ganhar dinheiro.
Contudo, não é tão simples assim, é necessário fazer a coisa certa para faturar bem e não perder dinheiro.
Na hora de comprar um apartamento usado, seja a sua intenção residir no imóvel ou vendê-lo na sequência, esteja atento para não cair em ciladas. Existem imóveis excelentes para esse tipo de negócio, assim como outros que iludem compradores menos antenados.
A seguir, leia o artigo com os elementos fundamentais para obter sucesso na compra do imóvel para reformar.
-
Conheça o seu caixa
O conselho de avaliar as finanças pessoais antes de comprar um imóvel parece clichê. Porém, mais do que uma informação óbvia, saber o quanto você pode gastar é uma medida decisiva.
Não raro, o indivíduo se depara com uma oportunidade de negócio e faz uma compra no impulso, achando que poderá revender depressa a casa adquirida. Pode acontecer? Sim! Entretanto, esse sujeito corre o risco de não conseguir pagar pela reforma ou “bater na trave” naquele empréstimo no banco.
Mesmo que o apartamento à venda esteja com um preço abaixo do mercado e a sua vontade seja a de sair correndo para comprar, fique esperto quanto às finanças.
Caso as prestações comprometam mais do que 30% da renda familiar, é melhor repensar. Do mesmo modo, uma boa entrada (pelo menos 30% ) é outra medida conveniente.
-
Pesquise o mercado
Seguindo a hipótese de o apartamento estar com o valor de venda abaixo do mercado, faça uma pesquisa minuciosa na mesma região:
- Preços praticados em imóveis semelhantes;
- Localização próxima a pontos importantes da cidade;
- Serviços disponíveis (comércio, escolas, saúde, segurança e transporte);
- Potencial de crescimento da região.
Após levantar as informações fica mais fácil calcular se o imóvel vale a pena, mesmo com uma reforma.
-
Mantenha a calma
A família está com pressa para mudar de endereço? Sabemos que sair do aluguel é uma conquista imensa e você merece.
Justamente por isso é que manter a calma é tão importante, uma vez que se trata de uma compra de altos valores emocional e financeiro.
Faça quantas visitas julgar necessário e em horários diferentes, afinal, a movimentação do bairro e a incidência do sol no imóvel não são os mesmos de segunda a segunda ou pela manhã e à tarde.
Feche negócio apenas depois de avaliar as finanças e as condições do imóvel. Mesmo que seja para um investimento, não tenha pressa.
Lembre-se de que vale a pena comprar um imóvel para reformar, desde que a melhora não custe o “olho da cara” e você perca dinheiro. O objetivo é outro, não é?
-
Aproveite a estrutura
Esse é um item interessante: observe bem o imóvel e veja o que pode ser reaproveitado, poupando dinheiro na reforma.
A parede que não precisa ser derrubada e custaria um valor considerável, por exemplo, recebe a pintura e fica bonita de novo.
Novas fundações também encarecem o imóvel e, caso não sejam necessárias, dispensam o investimento.
-
Confira as instalações elétricas e hidráulicas
Nesse ponto é que muita gente cochila! Observe atentamente as possíveis rachaduras nas paredes, umidade, desentupimentos e as condições de fios e tomadas.
Caso ache oportuno, peça ajuda a um profissional de sua confiança. Quebrar paredes para ajustar a fiação não é legal e custa caro, certo?
Estando as instalações elétricas e hidráulicas em dia é um forte indício de que o imóvel foi construído com os devidos cuidados e qualidade.
-
Coloque tudo na ponta do lápis
Você pesquisou bastante, encontrou o imóvel à venda no valor abaixo de outros semelhantes na região, fez as contas em família, visitou com tempo o local e reparou atentamente nas condições estruturais. Sua conclusão: vale a pena fechar negócio!
Saiba ainda que não é pelo fato de o imóvel ser colocado à venda, é que você usará materiais de baixa qualidade na reforma. Da mesma maneira que a sua moradia deveria ser, o próximo dono do imóvel tomará os devidos cuidados para comprar um apartamento em boas condições.
Imagine o seguinte: para morar em uma nova casa, a sua família merece o melhor!
Portanto, a reforma terá um custo considerável, não apenas valorizando o apartamento, mas tornando o lar mais aconchegante. Vale a pena quando o preço e as condições estruturais estejam dentro dos padrões que você acabou de ler.
Casas à venda em regiões valorizadas podem ser o negócio para a sua mudança ou o investimento que faltava para você faturar uma boa grana. Basta ficar atento e fazer um negócio estando bem informado.
O artigo foi útil para você? Compartilhe com os (as) amigo (as) que precisam saber mais sobre o assunto!