Whey protein é um suplemento alimentar à base de soro de leite, que é um subproduto da coagulação da caseína na fabricação do queijo. É altamente nutritivo devido à presença de proteína com alto teor de aminoácidos essenciais. Essas proteínas são obtidas através de processos industriais de pasteurização, filtração e microfiltração do soro de leite. O grau de filtração e o tamanho dos filtros utilizados determinam o tipo e a qualidade do produto obtido (isolado, concentrado ou hidrolisado). A apresentação final do whey protein é um pó semelhante ao leite em pó.
Para que ele serve?
O principal objetivo do whey protein é fornecer uma grande quantidade de proteína de alto teor biológico com baixo teor de gordura e rápida absorção. A proteína desempenha um papel importante em nosso corpo. Restaura e regenera a massa muscular, produz enzimas, modula hormônios, afeta neurotransmissores, entre outros benefícios. As proteínas são formadas por pequenas moléculas chamadas aminoácidos.
Nosso corpo produz aminoácidos não essenciais, mas não aminoácidos essenciais, então eles devem ser obtidos da alimentação.A proteína do soro de leite contém aminoácidos essenciais para o nosso corpo funcionar corretamente.Estou aqui. Entre os aminoácidos encontrados no soro estão as cadeias ramificadas conhecidas como BCAAs, que contêm altos níveis de leucina, um aminoácido muito importante para a regeneração muscular.
A proteína de soro de leite serve a múltiplos propósitos não apenas para a construção de massa muscular, perda de peso e estética, mas também para o tratamento de doenças e equilíbrio nutricional. Agora que você já sabe para que serve o whey protein, vamos aos seus principais benefícios.
Whey Protein concentrado
O whey protein concentrado, conhecido pela sigla WPC, é feito a partir do soro de leite extraído durante o processo de fabricação do queijo e é rico em aminoácidos essenciais que não são produzidos pelo organismo. Uma versão modificada do BCAA, que é considerada uma proteína de alto valor biológico. Numerosos estudos foram realizados sobre este suplemento e todos mostram muitos benefícios associados a este suplemento.
A composição do leite contém duas proteínas principais: 80% de caseína e 20% de soro de leite. A proteína do soro de leite é uma das proteínas mais completas. Isso porque contém nove aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz por conta própria, mas precisa, e também é pobre em lactose. Sua produção ocorre após a separação dos líquidos e sólidos contidos no leite.
O sólido é a caseína, que é encontrada no leite, e o líquido é o soro de leite. O líquido remanescente desse processo de separação passa por um processo chamado de ultrafiltração. O processo é totalmente industrializado e o soro é filtrado durante este processo. Este processo de filtração separa apenas as moléculas de proteína maiores. Essa separação resulta em um nutracêutico de qualidade superior com alta concentração de proteínas.
O produto final apresenta porcentagens que variam entre 29% e 89% de proteína, além de carboidratos, lactose e gordura. Existem outras opções de soro de leite de alta pureza disponíveis devido ao processo de fabricação. O concentrado de soro de leite é um dos suplementos mais nutritivos, pois é rico em aminoácidos essenciais e retém a maioria das ligações peptídicas derivadas do soro.
Outro ponto forte é o preço, pois é bem mais barato e mais completo que outros tipos de whey. Os concentrados de proteína de soro de leite absorvem um pouco mais lentamente do que outros soros de leite, mas contém um pouco mais de carboidratos além de proteínas. Isso melhora a absorção de nutrientes e mantém seu corpo nutrido por mais tempo.
Whey Protein Isolado
Whey protein isolado contém duas proteínas principais, caseína. A caseína é 80% de leite e 20% de soro de leite. A separação dessas proteínas ocorre durante a fabricação do queijo, onde a porção sólida é separada da porção líquida. A separação é feita da seguinte forma: Há um processo inicial de filtração em que a caseína é separada do soro com a ajuda de uma enzima chamada renina.
Essa enzima coagula o leite e separa a porção sólida do líquido, e a porção líquida passa por um processo de filtração adicional para se tornar a proteína do soro. pode ser obtido. A segunda etapa de filtração é realizada por microfiltração ou ultrafiltração, dependendo do tipo de soro obtido.
Whey Protein Isolate é o resultado de um processo de microfiltração altamente eficiente que pode fornecer a proteína do leite em sua forma mais pura. Whey Protein Isolate utiliza um processo de troca iônica que permite que a proteína atinja seu estado mais puro. O suplemento resultante deste processo tem garantia de aproximadamente 90-95% de proteína e é a melhor versão de soro de leite.
Sua composição contém muito pouca gordura, carboidratos e lactose. A proteína resultante é a mais absorvível, permitindo que seus músculos obtenham aminoácidos essenciais mais rapidamente.
Whey Protein Hidrolisado
A versão hidrolisada do whey protein passa por um processo de hidrólise parcial que torna as moléculas da proteína ainda menores, o que permite que sejam melhor absorvidas pelo organismo. A ingestão de proteínas é essencial para a construção de massa muscular. A proteína de soro de leite hidrolisada possui um teor proteico na faixa de 90% em sua composição. Consumir whey protein hidrolisado estimula o processo de síntese proteica, promovendo o armazenamento e aumentando a massa muscular.
No entanto, deve-se ressaltar que esse crescimento ocorre apenas em praticantes de atividade física anaeróbica, como o treinamento de força. Outro grande benefício do consumo do whey protein hidrolisado é a preservação da massa muscular, pois quando você toma esse tipo de suplemento, seu corpo recebe altas doses de proteínas e aminoácidos importantes para a saúde muscular.
Devido a esse efeito benéfico, o whey protein hidrolisado pode ser uma ótima opção para pacientes acamados. Embora esta não seja a função principal do hidrolisado de proteína de soro de leite, é um dos efeitos colaterais deste suplemento. À medida que a massa fornecida aumenta e/ou é mantida, os organismos passam a demandar maiores quantidades de energia. Como resultado, mais gordura corporal é necessária como fonte de energia. O resultado é uma perda de peso secundária, mas saudável.